» DICAS DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS – 04

dicas-de-cultivo-04

PRODUÇÃO CASEIRA DE “KEIKIS” DE DENDROBIUM

Apresento nesta ficha de dicas uma técnica caseira básica de produção de mudas de Dendrobium nobile (Olho-de-boneca). De modo simples e com os devidos cuidados você poderá produzir uma boa quantidade de mudas, que poderão ser utilizadas para “povoar” as árvores de uma pequena propriedade rural de lazer, um jardim arborizado, um pesque-pague, e até mesmo iniciar um projeto comunitário escolar ou social para colocar orquídeas nos espaços públicos de sua rua.

Essa espécie de orquídea é robusta e muito florífera, com muitas variedades cromáticas (a cor das flores). A floração ocorre do final de agosto até meados de outubro. A primeira floração de parte das mudas obtidas por essa técnica caseira poderá florescer ao final de três anos, e no quarto ano todas estarão em condições de produzir flores.

Como fazer

01 – Preparar uma camada de musgo (esfagno) dentro de uma bandeja de plástico ou isopor, com altura de 2 cm. O musgo deverá estar devidamente umedecido com água.

01 – Utilizar os caules mais recentes que perderam as folhas e flores.

02 – Lavá-los com água corrente.

03 – Cortar os caules em pedaços com a ajuda de um estilete (não usar faca serrilhada), sempre mantendo um entrenó na parte central.

04 – Distribuir os “toquinhos” na bandeja.

05 – A bandeja deverá ser mantida em local fresco e bem sombreada. Pode ser dentro de casa.

06 – Manter o substrato (musgo) úmido, porém não encharcado, fazendo pulverização de água.

07 – Depois de algumas semanas, à medida que forem surgindo as geminhas, girá-las de forma que elas fiquem posicionadas para cima.

08 – Ao final de 6 a 12 meses, quando as mudinhas estiverem bem desenvolvidas, transferi-las para potinhos descartáveis, utilizando como substrato o musgo (esfagno).

 

Uma boa imagem “fala” mais do que “mil palavras” e, no nosso caso “descreve” a técnica de modo intuitivo. Divirta-se, pratique e aperfeiçoe sua própria técnica.