» DICAS DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS – 12

Atualizados recentemente90Excesso de calor e/ou de luminosidade pode ser prejudicial para suas orquídeas. O excesso de calor dentro de uma estufa ou no ambiente em que é cultivado pode provocar uma rápida desidratação da planta, podendo levar à sua morte em poucas semanas.  Muita luminosidade (radiação solar) poderá afetar as folhas de suas orquídeas, com o comprometimento da clorofila, a qual participa do processo de fotossíntese.  O calor persistente pode provocar manchas de queimadura nas folhas durante as regas feitas durante o dia. Outros efeitos podem ser o enrugamento, murchamento, retorcimento e/ou enrolamento das folhas.

O excesso de iluminação altera a cor das folhas das orquídeas, deixando-as mais claras e reduzindo-lhes a capacidade metabólica. A falta de iluminação adequada, por outro lado, é perceptível pelo tom mais escuro das folhas. Essa deficiência na iluminação não afeta o desenvolvimento da planta, mas interfere na floração, ou seja, ela poderá não ocorrer.

Lembre-se de que os danos provocados nas folhas de suas orquídeas pela desidratação (regas deficientes ou por calor em excesso) são irreversíveis, assim como o são as lesões provocadas por queimadura.

Voltaremos a abordar esse assunto com mais profundidade numa das próximas dicas.

Veja no quadro abaixo como avaliar o atual “status” das folhas de suas orquídeas

Atualizados recentemente90