» DICAS DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS – 17

Captura de tela inteira 01072019 101051.bmp

Água de arroz, batata inglesa e batata doce

  • Temos observado em nossos experimentos práticos que a água de arroz aplicada em orquídeas Vanda, Cattleyas e demais espécies com folhas suculentas realmente tem um efeito benéfico na nutrição das mesmas. Temos usado 1 xícara rasa de arroz branco para um litro de água. O arroz é deixado de molho em água por trinta minutos a uma hora em um recipiente, após o que a calda é transferida para um pulverizador. O arroz poderá ser reaproveitado mais uma vez.

É normal se formar uma camada residual branca sobre a superfície das folhas. Essa solução não afeta a coifa das raízes, podendo ser aplicada sem problema. Observamos também o aceleramento do desenvolvimento e alongamento das raízes novas.

  • A batata inglesa e a batata doce também fornecem caldos nutritivos para as orquídeas acima citadas. Para fazer a calda suficiente para um litro: uma batata grande (inglesa ou doce) bem lavada. Corte em fatias finas e coloque num recipiente com 1 litro de água. Deixe por 1 hora em repouso e em seguida aplicar a calda sobre as folhas com um pulverizador. Com a sobra das fatias da batata você poderá repetir o processo mais uma vez dobrando o tempo de repouso, ou seja, para duas horas. A sobra da calda não poderá ser reservada para o outro dia, pois inicia a fermentação após 4 horas.

 

AS APLICAÇÕES PODEM SER FEITAS 2 VEZES POR SEMANA SEM QUALQUER PROBLEMA PARA AS PLANTAS.